Inquilino
1-Antes de alugar um imóvel procure uma imobiliária credenciada ao CRECI. Você poderá pesquisar no site www.creci.org.br.
2-Negocie sempre através de uma imobiliária. As negociações particulares, ou seja, diretamente com o proprietario do imóvel, apesar de, a principio, parecer mais fácil e barato, pode lhe trazer transtornos posteriormente, já que a imobiliária, como intermediaria poderá ser muito útil na hora de resolver complicações no imóvel ou na negociação.
3-Após a concretização da locação, nunca se esqueça de conferir a vistoria que você assinou (as imobiliárias devem lhe oferecer um período de 7 dias para conferi-la mesmo já estando assinada). Essa conferencia é importante visto que a imobiliária irá exigir o imóvel de volta nas mesmas condições que constam no Laudo de Vistoria Inicial.
4-Tudo o que for acertado com a imobiliária deverá ser por escrito e protocolado, evitando assim maiores aborrecimentos.
5-Antes de realizar reformas no imóvel pegue uma autorização por escrito na imobiliária para que na hora da desocupação não lhe seja exigido que as alterações sejam desfeitas.
Proprietário
1-Antes de colocar seu imóvel em uma imobiliária procure uma empresa credenciada ao CRECI. Você poderá pesquisar no site www.creci.org.br.
2-Verifique a estrutura da imobiliária: departamento jurídico, departamento de cobrança, etc.
3-Ao colocar seu imóvel pra alugar em uma imobiliária verifique quais as formas de publicidade que a empresa utiliza: jornais, site, computadores com fotos digitais, placas no imóvel, etc. Quanto mais propanda, mais rápido o imóvel será alugado.
4-Muitas imobiliárias tentam ganhar o cliente abaixando as suas taxas. A taxa padrão do mercado é 8% ao mês. Muitas vezes o barato sai caro e na hora de mostrar serviço a empresa deixa a desejar.
5- Imóvel fechado significa prejuízo: nunca deixe de analisar uma proposta. Lembre-se sempre que cada mês que o imóvel fica fechado você perde 8,34% do total que arrecadaria nos próximos 12 (doze) meses, além de ter que pagar pela água, iptu, limpeza, conservação e ainda em muitos casos o condomínio. Desta forma, se o imóvel encontra-se fechado há algum tempo é melhor analisar as propostas recebidas mesmo que, aparentemente, pareçam ruins.